sábado, julho 30, 2005

Ciao!!!





Essa minissérie da Nora Roberts é sensacional. A história dos primos com dons especiais herdados dos ancestrais celtas prende desde a primeira folha e mantém a curiosidade e o interesse até o ponto final do último livro.

Inicialmente os livros foram publicados originalmente em 1992 pela Silhouette, no exterior, e pela parceria NC-Harlequin no Brasil, na minissérie "Família Donovan". 

Em 2001, as três histórias foram relançadas em volume único. Até vi à venda nas livrarias, mas a minha coleção veio mesmo do sebo.

Em 2009, a Harlequin republicou a série, com o nome "O Legado dos Donovan" no selo "Destinos", já com a quarta história, Enfeitiçado, que foi lançada em 1999. 

A última republicação foi em 2013, dentro do selo "projeto especial" da Harlequin.

A minha coleção é formada por livros destes diferentes lançamentos como vocês podem ver na foto:


Os trigêmeos Donovan conheceram e se casaram com as trigêmeas Corrigan. Todos tinham ancestrais com poderes e os transmitiram para seus herdeiros. Cada casal teve um filho:
  • Matthew e Bryna são os pais de Morgana (protagonista do primeiro livro)
  • Douglas e Camilla são os pais de Sebastian (protagonista do segundo livro)
  • Padrick e Maureen são os pais de Anastasia (protagonista do terceiro livro) 
Já o primo dos trigêmeos Donovan - Finn - se casou com Arianna Galloway. Desta união, nasceu Liam (protagonista do quarto livro).

Agora que os parentescos estão estabelecidos, um pouco sobre cada história


 

Cativado - Nora Roberts - vol.01
(Captivated - 1992 - Silhouette Books)
personagens: Morgana Donovan e Nash Kirkland

O roteirista de filmes de terror Nash Kirkland está em busca de inspiração. E a proprietária de uma loja de artigos místicos em Carmel, Morgana Donovan, pode ajudá-lo nisso. Ela se diz bruxa. Ele, obviamente, não acredita. Quem vai sair vencedor no embate entre a feiticeira e o irracional? Só lendo pra descobrir. Uma coisa: a teimosia masculina pode ser irritante. Ah, outra coisa - aqui já dá pra descobrir como Sebastian Donovan é apaixonante, certeza que é ampliada e comprovada na próxima história.


 

Fascinado - Nora Roberts - vol.02
(Entranced - 1992 - Silhouette Books)
personagens: Mary Ellen Sutherland e Sebastian Donovan

O meu livro favorito dos três, mas porque sou apaixonada por Sebastian, o vidente da família Donovan. Ele é procurado pela detetive Mary Ellen (Mel) Sutherland para usar os poderes na busca de uma criança desaparecida. No entanto, o caso se revela mais do que parecia e os dois vão querer ir até o fim para punir os culpados. Para isso, Mary Ellen precisa aprender a confiar em Sebastian e acreditar que ele realmente tem dons sobrenaturais.


 

Encantado - Nora Roberts - vol.03
(Charmed - 1992 - Silhouette Books)
personagens: Anastasia Donovan e Boone Sawyer

Anastasia Donovan tinha o dom da cura, mas não gostava de se misturar com outras pessoas que não fossem da família. Havia sofrido muito com uma decepção e preferia não ter replays. No entanto, a barreira foi derrubada por uma garotinha curiosa com um pai reticente e escritor de livros de contos de fadas. Mas estaria Boone Sawyer preparado para saber que a magia não era apenas coisa de ficção? Este livro tem a melhor cena com todo o clã Donovan, incluindo os impagáveis pais de Morgana, Sebastian e Anastasia.

Comentários sobre a trilogia:

- Ao contrário de outras séries com personagens com dons sobrenaturais da Nora Roberts, nesta não há uma personificação do mal a ser combatido pelos protagonistas com as habilidades que herdaram dos antepassados.

- O grande empecilho para Morgana, Sebastian e Anastasia é serem aceitos como são, independente dos dons com os quais nasceram. Pessoas que amam, que se importam, que tem família, que moram em uma comunidade.

- Nash faz Morgana perder as estribeiras - o que, cá entre nós, não é algo muito inteligente, né? Sebastian consegue provar para Mel que não era um charlatão - mas também tem arestas para aparar. Boone mete os pés pelas mãos duas vezes com Anastasia e a faz sofrer.

O problema é lidar com o medo, a desconfiança, o preconceito e a ignorância, no sentido de não conhecer, sobre aquilo que não se consegue entender ou explicar. E é esta a jornada que acompanhamos na trilogia original. 

 
 


Enfeitiçado - Nora Roberts - Harlequin Destinos
(Enchanted - 1999 - Silhouette)
Personagens: Rowan Murray e Liam Donovan

O amor se aproximava. O criador de jogos de computador Liam sabia disso e estava assustado, porque precisava tomar decisões importantes e não queria ser influenciado. Encontrar a si mesma é a meta de Rowan Murray, que resolveu se isolar numa cabana no Oregon. A princípio, um não estava nos planos do outro, mas os planos foram mudados. Rowan seria capaz de compreender Liam e sobreviver à fera que ele não escondia ser...? E Liam, estaria preparado para a verdadeira Rowan?

Curiosidades:


- Esse livro foi lançado em 1999, 7 anos depois da série original. E demorou dez anos até ser traduzido para o Português e lançado no Brasil.

- Sebastian, Morgana e Anastacia e respectivas famílias aparecem aqui.


- Quem já leu, concorda: todas as garotas querem um lobo. Só não sei se eu iria querer o Liam.

- A trama aqui gira em torno do desejo de Liam de viver isolado de tudo e de todos. E não ter fé suficiente no discernimento de Rowan para saber o que seria melhor para si mesma. 

- Enquanto ele fica em dúvida, não desgruda dela, seja como lobo ou como homem. Isso só serve para confundir a garota, que também tem uma jornada e questionamentos próprios a resolver.
 

- Esse livro tem um trecho mais lindo e triste que já li: "Tinha meu coração em suas mãos e não soube o que fazer com ele. Posso dizer, sem necessidade de bolas mágicas nem de poderes sobrenaturais, que nunca terá outro igual."

Arrivederci!!!

Beta
Reações:

4 comentários :

  1. Anônimo4:25 PM

    Beta,
    antes de mais nada gostaria de te parabenizar pelo blog, está fantástico. Você não imagina como tem sido útil para leitoras menos experientes como eu que só vim a conhecer esses romances, que chamo carinhosamente de livrinhos, este ano, procurando publicações da Nora Roberts.
    Bem, eu me apaixonei pelos Donovan, principalmente pelo Sebastian que ainda povoa meus sonhos, e acabei comprando o Enchanted em inglês mesmo. Ele traz a história de Rowan Murray e Liam Donovan, este primo de 2o grau dos demais Donovan... Bem, ainda não li mas acredito que seja tão "encantador" quanto os precursores!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:13 PM

    Nossa..eu li..MUITO BOM...Estamos traduzindo ele! Depois eu mando para seu mail!!!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7:20 PM

    Eu já disse, e volto a repetir: estou apaixonada por essa série... E chorei quando terminei de ler, e choro quando lembro...
    É estupendo, lindo lindo lindo demais...

    ResponderExcluir
  4. Anônimo12:39 PM

    Beta, se eu te contar que tenho esta série há muito tempo e ainda não li vc acredita ? Pois é a mais pura verdade ... Mas agora preciso ler ( e já peguei o 4º livro tb )acho que vou começar a ler a série por este 4º livro, porque esta frase que vc citou : "Tinha meu coração em suas mãos e não soube o que fazer com ele. Posso dizer, sem necessidade de bolas mágicas nem de poderes sobrenaturais, que nunca terá outro igual."Realmente, não me lembro de NENHUM outro livro que tivesse uma citação tão forte assim ! Parabéns por esta maravilha que é este blog .Cada vez te admiro mais !!!

    Ana Luiza

    ResponderExcluir