quinta-feira, junho 20, 2019

Ciao!



Eu adoro esses livros que colocam a exigência de perfeição em pauta. Especialmente para nos mostrar como isso ainda existe e como só serve pra nos fazer mal.
E ainda temos que aprender a lidar com isso.

Esse duque é meu – Eloisa James – Arqueiro
(The duke is mine - 2012)
Personagens: Tarquin Brook-Chatfield, duque de Sconce e Olivia Lytton

Olivia e a gêmea Georgiana tinham sido “duquesificadas” desde crianças porque ela se casaria com um duque e a irmã poderia ter a mesma sorte. No entanto, nenhuma das duas gostava de viver sob as regras de uma perfeição inabalável e aprenderam a viver com isso. Até que o pretendente de Olivia foi para a guerra e ela e a irmã foram para uma temporada no campo com a duquesa-viúva de Sconce.

Comentários:

- Era uma vez duas meninas que tiveram a vida guiada pela promessa do pai delas ao melhor amigo – uma delas, a mais velha por minutos, se casaria com o filho do amigo e se tornaria duquesa. Por isso, Olivia e Georgiana passaram pelo treinamento de “duquesificação”. Isso fez com que Olivia buscasse nas palavras a forma de expressar a rebeldia com este destino e Georgiana absorveu os ensinamentos.

- Por outro lado, era uma vez dois duques. Rupert, o prometido de Olivia, que tinha um tipo diferente de inteligência e queria coroar o nome da família com a glória. Tarquin, que sofreu no primeiro casamento e teria a segunda esposa escolhida pela duquesa-viúva de Sconce, que era a referência social. Também bem distintos um do outro.

- Estes e outros personagens vão se encontrar durante uma temporada no campo. As candidatas a duquesa serão testadas. Olivia, que já estava noiva, não está em teste – mas adivinha quem consegue despertar o interesse de Tarquin sendo ela mesma, treinamento à parte?

- A proposta da autora era pegar o tema principal do conto de fadas A princesa e a ervilha – a “perfeição” como característica que distinguiria uma princesa de uma garota normal. Aqui ela mostra como a sociedade impõe padrões de perfeição que causam sofrimento a quem não os atendem e às pessoas próximas. Antes de ler não tinha entendido por que um espartilho está na capa – mas não precisei de muito tempo para entender a que se referia.

- Então, cada um reage como pode. Olivia aprendeu os padrões e debocha deles com os jogos de palavras que tanto ama, defendendo Lucy e Rupert e as posições que são importantes para ela. Mesmo se for necessário que ela se sacrifique. Rupert aparenta estar alheio ao que pensam dele, mas tem uma sensibilidade incrível para enxergar o mundo de uma forma única. Georgiana parece ter se conformado sem ser a “duquesificada” reserva, mas nunca se sabe...? Ao atender as normas, Tarquin sofreu. Ao subverter as normas, Rupert mostrou que era mais do que o rotulavam. Alguns personagens acostumados a esconder os sentimentos terão esta postura questionada.

- A escrita da autora brinca com as palavras, cria situações que nos fazem rir e que desnudam a emoção dos personagens para quem está lendo. A trama propõe uma deliciosa discussão sobre as aparências, a perfeição exigida que não existe e as delícias de ser único, não importa como, para bem e para mal. As pessoas querem ser felizes e para isso precisando descobrir e priorizar o que é mais importante, além das aparências e do que a sociedade pensa que importa.

Como este é o último livro da série, vou repetir o pedido que fiz nas resenhas anteriores: Arqueiro, que tal lançar as novelas relacionadas à série? Nem me importo se for em e-book ou em um livro único com as três histórias. Tenho muito interesse em saber mais sobre o destino do Wick, ele foi tão incrível em Um beijo à meia-noite! Além de saber como a Pheobe recebeu o Griffin, citados em A Duquesa Feia, no retorno à Inglaterra e quero ver a história de Lucy, uma personagem importante deste livro!

Série Contos de Fadas (Fairy Tales)
1. A Kiss at midnight - O beijo encantado – Um beijo à meia-noite - Kate e príncipe Gabriel (Cinderela)
1.5. Storming the castle – Wick e miss Philippa Damson (novella – ele é irmão do príncipe Gabriel)
2. When Beauty tamed the beast – Milagre de Amor – Quando a bela domou a fera - Linnet Berry Thrynne e Piers Yelverton, conde de Marchant (A bela e a Fera)
2.5 Winning the wallflower - Lucy e Cyrus (relacionado ao livro The Duke is mine)
3. The Duke is mine – Esse duque é meu Tarquin Brook-Chatfield, duque de Sconce e Olivia Lytton (A princesa e a ervilha)
4. The ugly duchess – A duquesa feia - Theodora Saxby e James Ryburn (Patinho Feio)
4.5. Seduced by a pirate - Pheobe e Griffin (relacionado à A Duquesa Feia)
5. Once upon a tower – A Torre do Amor - Edith Gilchrist e Gowan Stoughton de Craigiever, duque de Kinross (Rapunzel)


Bacci!!!

Beta

Reações:

0 comentários :

Postar um comentário