domingo, setembro 22, 2019

Ciao!


“- Como os narcisos contemplam o mundo? – perguntou ele, retirando a mão do ombro dela e voltando a segurar a haste do monóculo.
- Eles olham para cima. – respondeu ela. - Sempre para cima”
Eu gosto desta série da Mary Balogh porque ela consegue lidar com superação de traumas de um modo que a gente compreenda a luta, as fraquezas e as virtudes de cada um. E a gente sempre é surpreendido por quanta história há por trás destes personagens.

- Tudo que preciso para conhecer a felicidade absoluta é de um pequeno telescópio, delicado e discreto – disse Dora.

Uma paixão & nada mais – Mary Balogh – Editora Arqueiro (Clube dos Sobreviventes 4)
(Only Enchanted - 2014)
Personagens: Agnes Keeping e Flavian Arnott, o visconde de Ponsonby

Flavian parecia não ter sido tão afetado pelas Guerras Napoleônicas, exceto por ter sido abandonado pela noiva ao voltar ferido da guerra. Isso foi ruim, mas o pior mesmo era ter a mente fora de controle. Depois da temporada em Penderris, ele seguiu em frente, mas ainda com este passado pairando sobre ele. Até ir à casa dos recém-casados Vincent e Sophia e encontrar uma mulher bela em sua simplicidade. Agnes era viúva e, aos 26 anos, não sonhava com outro casamento, apenas em encontrar o próprio lugar no mundo. E se viu apaixonada por um homem tão belo quanto misterioso e, aparentemente, inacessível para ela... Ou não.

Comentários:

Certe cose poi succedono non le puoi cancellare
Non ho mai cercato amore prima di incontrare te
E non ti sei accorta che c'è una danza che ci porta via
Sfideremo il destino senza chiederci perché
E anche se a volte questa vita ci sfugge dalle mani
Anche se ci confonde e ci tiene lontanti
Io sono con te ovunque sei
Perché ovunque sei, perché ovunque sei
Ovunque sei è vicinissimo

“Certas coisas podem acontecer e não se pode apagá-las
Nunca procurei o amor antes de te encontrar
E você não percebeu que há uma dança que te leva embora
Desafiemos o destino sem nos perguntar o porquê
E ainda se às vezes esta vida se escapa das mãos
Ainda se nos confunde e nos mantém longe
Eu estou com você onde quer que esteja,
Porque onde quer que esteja
Porque onde quer que esteja
Onde quer que esteja está muito perto”
(Tradução feita por mim, se tiver erros, me avisem!)

- Eu tinha acabado de ler o livro um dia antes e estava ouvindo a habitual playlist a caminho do trabalho quando me dei conta do quanto a letra encaixava com a história. Temos duas pessoas que se sentem conformadas pelas circunstâncias de suas existências a imaginarem que nunca teriam direito a algo a mais. Seja a paixão que tanto temia Agnes ou o amor que parecia distante de Flavian.

- O encontro inesperado entre duas realidades aparentemente diferentes, mas que se completavam pelo que ansiavam ter (mesmo que inconscientemente ou sem assumir para si mesmos) despertou sentimentos confusos em ambos. Mesmo que meses depois, só ela se lembrou imediatamente deles.

- A autora não tem pressa em mostrar algo entre eles. Permite que a gente acompanhe o interesse, o flerte, as dúvidas, as inseguranças, os vários “será que...?”. Quando há o reencontro meses depois, porque a reunião anual do Clube dos Sobreviventes foi para Middlebury Park para que Vincent não se afastasse da família, ela desenvolve a atração, os sentimentos inesperados. Não é uma narrativa lenta, apenas respeita o tempo de cada um dos personagens diante de tudo que viveram antes de se encontrarem. 
Era possível curar ferimentos do corpo, fazê-lo voltar a funcionar, ou pelo menos seguir em frente, apesar das limitações físicas. A mente poderia ser curada a ponto de funcionar de novo com eficiência. A alma podia ser reconfortada e alimentada por um poço inferior de inspiração e a partir do compartilhamento de experiências, da amizade e do amor.

Mas nunca se alcançava o ponto em que era possível relaxar e saber que a travessia até o outro lado do sofrimento havia sido concluída e que era possível, dali por diante, ficar apenas satisfeito, até mesmo feliz, vivendo o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. 
- Claro que não será um passe de mágica. Será confuso, atabalhoado, explosivo e, de certa forma, inconsequente. Agnes e Flavian assumirão riscos, mesmo tão diferentes, ela tão artística e equilibrada, ele sempre com medo de perder o controle ou as lembranças de si mesmo. Nem todos entenderão o que os une, ainda mais se for o tipo de pessoa que acha que a vida tem que atender aos próprios desejos.

- Enquanto a história de Agnes e Flavian se enrola e se desenrola, a gente tem pistas do que virá pela frente com os demais personagens. #MadreHooligan já estava planejando casamentos a partir do que leu aqui – e eu a entendi, é uma tentação bem grande. E não sei se conto que ela acertou o palpite...

- Gostei de ver a vulnerabilidade em Flavian, seja pela perda do irmão ou pela perda de si mesmo na guerra e porque muitos o julgavam sem saber todos os detalhes. Gostei de ver a força de Agnes, que não se deixou intimidar quando se defrontou com a malícia e a maldade da “alta sociedade” inglesa. Amei ver os laços que unem os Sete Sobreviventes, que transcenderam a mera amizade e se tornaram família. Um lado meu queria ler rápido para saber o final. Outro queria desfrutar com calma porque ainda vai ter um tempinho pela frente até sair o próximo.

“- No fim das contas não foi s-sensata – disse ele. – Apenas encantadora.”
E a gente agradece.

Clube dos Sobreviventes:
1 – The Proposal - Uma proposta e nada mais
1.5 – The Suitor - O pretendente
2 – The Arrangement - Um acordo e nada mais
3 – The Escape – Uma loucura e nada mais
4 – Only Enchanting – Uma paixão e nada mais
5 – Only a Promise – Uma promessa e nada mais
6 – Only a Kiss – Um beijo e nada mais
7 – Only Beloved – ainda sem título em Português


Arrivederci!!!

Beta
Reações:

2 comentários :

  1. Estou adorando esta série, tem amor, respeito, superação. A escritora amarra todos os fatos que fizeram com que seus personagens tenham continuidade nas histórias dos outros. Li todos os que foram publicados,espero ansiosamente a publicação dos dois últimos.

    ResponderExcluir
  2. Gostei bem mais da capa nacional!

    cobaiaamiga.com

    ResponderExcluir