domingo, setembro 29, 2019

Ciao!



Não tenho melhor forma para apresentar este livro da série Romances de Hoje que as palavras da autora: 
“O verdadeiro tema do livro é a coragem. É sobre continuar lutando quando tudo está contra você. Sobre se atrever a cair fora de uma competição. Sobre o prazer de fazer coisas com as próprias mãos e compartilhar com os amigos e vizinhos. Sobre como uma ação simples e criativa pode, com um toque de farinha e fermento, produzir algo mágico”. 
A padaria dos finais felizes – Jenny Colgan – Arqueiro (Romances de Hoje)
(Little Beach Street Bakery - 2014)
Personagem: Polly Waterford e a vida em Mount Polbearne

Era isso: o sonho de sucesso se tornou o pesadelo da falência – e ainda levou junto o relacionamento de Polly e Chris. Agora, com pouco dinheiro e sozinha, ela precisava recomeçar. E optou pelo mais improvável dos lugares: em Mount Polbearn, cidade que ficava numa ilha que dependia da maré para ter contato com o continente. A reconstrução foi desde do início: do apartamento caindo aos pedaços, dos novos laços de amizade e de brigar pelo direito de fazer pães, mas do jeito e no ritmo dela, Polly vai encontrar o próprio caminho.

Comentários: 
Iria encarar um dia de cada vez. Já tinha tentado planejar a vida com anos de antecedência, e olha no que deu. Todos os planos de negócio e as metas de vida tinham caído por terra. Não dá para saber o que nos espera atrás de cada porta”. 
- Posso dizer por experiência própria que recomeçar nunca é fácil. Ainda mais depois de um baque que faz você considerar ser um fracasso ambulante. No caso de Polly, nós vamos descobrir que ela ainda carrega a culpa de ter lutado até o fim por um sonho que não era totalmente dela. E que quando a intuição avisou onde ela deveria recomeçar, não teve apoio – porque, bem, parecia uma loucura.

- Mount Polbearne era um universo bem diferente do que Polly vivia e, no início, houve todas as estranhezas que você puder imaginar. O desconhecido sempre assusta. Aqui entra a coragem que a autora mencionou na sinopse: persistir quando tudo parece que está propenso a dar errado. 
“Meu Deus! Virei a louca que conversa com o sofá” 
- Podem se preparar, porque Polly vai conversar muito consigo mesma, com o sofá, com a casa, com Neil – aliás, Neil é o mais fofo dos coadjuvantes. Vai entrar em contato com um estilo de vida completamente diferente do que ela levava – e isso sem demérito nenhum parece se adequar mais ao jeito dela, apesar das dificuldades.

- Mas a mágica de Polly passa pela cozinha, pela habilidade – até então, desvalorizada – de fazer pães. Se Chris não dava a mínima, em Mount Polbearne fez um sucesso danado entre os moradores. Causou até confusão.

- Até a “padaria dos finais felizes” do título aparecer na trama leva tempo, afinal de contas, ao ser o elemento novo em uma comunidade pouco habituada a mudanças, ela causa impacto. Polly precisa conquistar o direito de se sentir local entre os moradores, mesmo tendo sido razoavelmente bem acolhida. Precisa se dar tempo para sair da “vida antiga” (apesar das dívidas não ajudarem a esquecer isso) para embarcar na vida nova. Ninguém se reconstrói em um passe de mágica. 
Quando você planta seu coração em um cantinho, esse lugar sempre te acompanha. Mas é claro que esse sentimento surgiu muito tempo depois 
- Por meio da jornada de Polly, a gente entende a vida nesta cidade, os laços entre os moradores, as metas, sonhos e sofrimentos deles. Ninguém é o que aparenta. Há uma história por trás e nem sempre é feliz. As pessoas sobrevivem e aprendem a seguir em frente. Algumas se reinventam e seguem em frente. E aprendem a encontrar significado e valor em momentos e pessoas diferentes do que imaginavam. É uma história que faz bem ler. Pelo menos foi assim que me senti quando terminei...

... Aí descobri que tem mais duas histórias depois dessa. Alô, Editora Arqueiro, eu quero ler, tá?

Série A Padaria dos Finais Felizes

Little Beach Street Bakery - A Padaria dos Finais Felizes
Summer at Little Beach Street Bakery - ainda sem título em Português
Christmas at Little Beach Street Bakery - ainda sem título em Português 


Arrivederci!!!

Beta
Reações:

0 comentários :

Postar um comentário