sábado, fevereiro 15, 2020

Ciao!!!!

O Carnaval está chegando. Em muitos cantos do país já há festa e tem blocos nas ruas e, oficialmente, o Brasil para no próximo fim de semana.

E claro que uma manifestação cultural tão característica do povo brasileiro também motivou vários livros, abordando personagens e histórias que nos ajudam a aprender um pouco mais.

Dei uma espiadinha na Amazon e selecionei algumas dicas para vocês.
Duas eu já li. As outras, eu gostaria muito de incluir na minha estante.

Vou começar pelas que já estão no Literatura de Mulherzinha:

Clara Nunes: a guerreira da utopia - Vagner Fernandes



Clara Nunes é uma das minhas referências musicais femininas. E a biografia dela traz muitos detalhes sobre a carreira que eu não conhecia. Se possível, leia ouvindo as músicas. 

O enredo do meu samba - Marcelo de Mello



O livro é resultado de uma série publicada no Jornal O Globo sobre 15 sambas-enredos apresentados nos desfiles do Rio de Janeiro. Tem as escolhas óbvias, tem muita informação que eu nem sonhava e ainda tem um agrado às memórias do meu coração mangueirense.

E as dicas que me deixaram curiosa e que espero poder ler algum dia:

Uma história do samba - Lira Neto




Dicionário da história social do samba - Nei Lopes e Luiz Antônio Simas



As bambas do samba: mulher e poder na roda - Marilda Santanna



Desde que o samba é samba - Paulo Lins




De todos eles, só não tinha ouvido falar do terceiro, justamente o que fala sobre a participação feminina no samba. Você já leu algum deles? O que achou? 

Enfim, nada como uma pesquisa para alimentar a listinha dos desejos, né? E pode deixar, quando conseguir ler, compartilho com vocês aqui no Literatura de Mulherzinha!!!

Arrivederci!!!

Beta
Reações:

0 comentários :

Postar um comentário