domingo, abril 05, 2020

Ciao!!!




Quando eu fiz 15 anos - praticamente ontem - não segui muito o modelo princesa. Bem, na verdade, fui uma princesa à minha maneira, que não teve valsa por opção. Só queria minhas amigas e amigos por perto pra se divertir.

Mas agora com o meu fiote Literatura de Mulherzinha debutando, tive vontade de revisitar este tema. Eu gosto de contos de fadas para meus momentos fofuras - de leitura ou de desenhos animados. Eu já comentei sobre isso em outros textos do blog.

Portanto, eis uma lista das minhas princesas favoritas. Sim, foi difícil, porque tem três que são "imexíveis" e outras tantas de quem eu gosto. Posso depois voltar e falar das outras. Mas, hoje, escolhi sete.

Eis a listinha:

* Tiana - A princesa e o sapo

Tiana é a mais incrível de todas as princesas, porque é uma das que está mais próxima de nós. A gente entende os desejos dela de ter o próprio negócio. Ela é determinada e batalhadora. E as meninas negras mereciam uma princesa. Identificação importa.


* Rapunzel - Enrolados

Esse filme foi a melhor experiência em 3D que tive no cinema. Eu me senti imersa na cena das lanternas. Gosto de ver como a Rapunzel tem um sonho e, mesmo com medo, arrisca para realizá-lo. E como aprende com tudo que ocorre nesta jornada - afinal, a vida dela vai mudar definitivamente.


* Mulan - Mulan

Incrível como este filme dialoga com várias de nós que se sentem frustradas em não poder ser quem realmente são ou são limitadas por serem garotas. Assim que o live action estrear, quero ver. Será diferente do desenho, que adotou liberdades com a lenda original. E eu torço pra que seja tão bom.


* Moana - Moana: um mar de aventuras

Sim, eu gosto de heroínas que enfrentam desafios, mesmo inseguras e com medo. A intuição dizia que ela tinha uma missão a cumprir e Moana não fugiu dela. Sem contar que a cena dela com a avó no oceano me tocou profundamente - sim, chorei de novo.


* Bela - A Bela & Fera

A garota estranha que tem mania de leitura. Não tem como eu não me ver na Bela. Ela sempre usa azul. Ela gosta de ler romances. Ela encara a Fera de frente. Ela encara a aldeia de frente. Ela se preocupa com a família. Ela erra. Seja o desenho ou o live-action. Escolha seu favorito e veja.


* Aurora - Bela Adormecida

Sim, clichezão antigo, amor à primeira vista, princesa amaldiçoada e indefesa, bruxa, fadinhas atrapalhadas e príncipe que realmente luta pra salvar a princesa. E tudo isso ao som das músicas de Tchaikovsky. Amo. Tanto que se tiver filhas, uma delas vai se chamar Aurora...




* Jasmine - Aladdin

... Porque a outra vai se chamar Jasmine, que foi a primeira princesa com quem eu me identifiquei. Repito, isso importa MUITO. E se eu já amava no desenho, quando veio o live-action onde ela teve o espaço que merecia, saí do cinema querendo cantar Speachless pro mundo.



Eu estou longe de ser uma princesa Disney. Não me impede de ter olhar crítico e de mesmo assim encontrar pontos de identificação e de gostar delas. E vocês, gostam de alguma?




Bacci!!!

Beta
Reações:

0 comentários :

Postar um comentário