sábado, abril 25, 2020

Ciao!




Hoje é feriado na Itália, a Festa della Liberazione. A celebração da vitória da resistência contra os soldados nazi-fascistas na Segunda Guerra Mundial.

Como foi amplamente divulgado, por causa da pandemia que teve um impacto muito forte no país, os italianos estão na quarentena.

Desde pequena, sonho em viajar até lá. É um sonho que ainda será realizado. Enquanto isso, sempre gostei de ler histórias que se passavam ou tinham personagens relacionados à Itália. Como comentei na 1ª Live da Beta, era um dos meus critérios de compra.

Portanto, este Palavra de Mulherzinha especial para o Abril Imperdível é resultado de uma pesquisa nos arquivos do blog e selecionar algumas indicações de histórias por referências às cidades.

Divirtam-se!
Roma



A capital foi cenário de uma série inspirada em um filme da década de 1950 - Três Moedas na Fonte. E de outros livros que viraram filmes: Anjos & Demônios; Comer, Rezar, Amar; Desculpa se te chamo de amor;

Temos desfecho de série - Perdição em Roma. E a narrativa dos bastidores do conclave que elegeu o Papa Francisco. Ainda há opção de chicklitoutro livro do Federico Moccia e é citada na história natalina de Jhonatas Nilson.

Entre as sugestões nos romances de banca: Passado Imperdoável, Encanto Secreto; Fogo & Gelo; Vingança no Altar; Escândalo Perfeito; Desejo em Roma; Escândalos, segredos e surpresas; Uma noite por conveniência.

Siena 


Uma das mais conhecidas cidades da região da Toscana é o cenário de um romance que amo muito: As duas vidas de Adrienne. É uma referência na história do protagonista de Um amor principal e o destino da protagonista de Premiada com o Amor.

Verona


A cidade de Romeu e Julieta recebeu os personagens de Coração Aberto, Imagens da Inocência e de Outra vez o amor.


Milão


A capital da Lombardia e um dos polos da moda mundial é onde se passam as histórias de O valor do sonho; Herança do Amor; O mundo de um homem; Guia Astrológico para corações partidos.

E Milão também é o cenário de Número Zero, de Umberto Eco.

Veneza 


O local que muitos apaixonados sonham em visitar é tema de Um amor em Veneza; Feitos um para o outro; Marcas de amor; Cinderela em Veneza e Mais do que um casamento de conveniência.

Nápoles


As minhas primeiras imagens, quando penso nesta cidade: Sofia Loren, Marcello Mastroianni, os irmãos Fabio e Paolo Cannavaro e o sorvete Cornetto.

Nas páginas dos livros, viajamos para a região em Joia do Deserto; Os Riscos da Paixão; Segredos & Mentiras; Beleza Impura; Lições do Desejo. E Capri, ilha que fica no golfo de Nápoles, foi cenário de Baía dos Suspiros e de Verão em Capri.

E foi o ponto de partida da jornada dos protagonistas de A garota italiana.

Sicília


A maior ilha do Mediterrâneo e região autônoma da Itália é tratada nos livros como se fosse uma "unidade" e com um comportamento bem padrão: possessivos, dominadores, passionais e vingativos.

Para conhecer mais sobre o temperamento dos habitantes da Sicília, as sugestões são os seguintes romances de banca (tem séries e livros únicos misturados a seguir): Amarras da Ilusão, O poder do coração, De repente pai; Pura Emoção; Mais que uma vingança; Paixão Voraz; Sedutor e ousado; Artimanhas do destino; O sentido do amor; Promessa de êxtase; Regra de família; Duelo de corações; Legado de Silêncio; Convite ao pecado; Sombra de culpa; Herança de desonra; Sussurros de tragédia; Frágil fachada; Liberdade para Amar; Futuro roubado.

Messina é o cenário de Muito barulho por nada, o texto de Shakespeare de que mais gosto.

E não poderia deixar de mencionar os aniversariantes do dia: há 11 anos, os meus amados rapazes do Il Volo cantavam juntos pela primeira vez em um programa de TV. Piero é de Agrigento. Ignazio nasceu em Bolonha, mas a família é de Marsala. E Gianluca é de Roseto degli Abruzzi, em Abruzzo - mas ainda não encontrei romances que se passam nesta região.

Florença



O interesse por Leonardo da Vinci me apresentou à cidade que mais desejo visitar no mundo.

Enquanto isso não se torna possível, eu li sobre ela nos romances de banca: Da Itália com amorDesejo arrebatador; O despertar do desejo; Sonhos realizados; Aliança do amor; Amor sob medida; Promessa de paixão; Razões secretas; Esperança e Mentiras & Verdade.

Para quem prefere procurar nas livrarias, as opções são:


Para despedir, nada melhor que música!

Pra quem ainda não viu, logo abaixo o "Music for hope" - Andrea Bocelli, natural de Lajatico, na Toscana, cantando direto do Duomo de Milão.


Arrivederci!!!

Beta
Reações:

0 comentários :

Postar um comentário