sábado, junho 27, 2020

Ciao!
Disponível na Amazon 

Quando alguém te disser que os romances de banca são fúteis e vazios, por gentileza, pondere que livros de custo mais acessível também podem falar sobre exposição de fotos íntimas, bullying, sexismo, misoginia, destruição de uma reputação...
Dani Collins acertou em cheio nesta história.

A outra história deste livro é Melodia do Coração, Julia James.

Romance de Fachada – Dani Collins – Jessica 2 Histórias 277 (Falsas Imagens)
(Bought by her Italian’s boss – 2016 – Mills & Boon Modern Romance)
Personagens: Gwyn Ellis e Vittorio Donatelli

Gwyn foi atropelada pela publicação na internet de fotos onde ela estava nua. Justo quando ela pretendia comunicar aos superiores no Donatelli Bank que desconfiava da movimentação financeira de um cliente considerado “herói internacional”. Vito acreditou que ela poderia não ser cúmplice do cliente suspeito, mas decidiu que eles fingiriam que tinham um relacionamento até tudo ser esclarecido.

Comentários: 
– Vamos fingir por um minuto que sou tão inocente quanto sei que sou – disse ela com um profundo sarcasmo. – Tudo que vou sair ganhando desta situação, depois de ser alvo de calúnias por um cliente seu, de fotos que existirão publicamente pelo resto da vida, é uma ficha limpa na polícia. Eu ainda vou perder meu emprego e a chance de uma carreira no campo que busco há anos. Obrigada. 
- O que era para ser um dia normal de trabalho em Milão se tornou um pesadelo para Gwyn. Descobriu que foram publicadas na internet fotos dela nua, fotos que não sabia nem autorizou serem feitas. E que foram divulgadas pela esposa enfurecida de Kevin Jensen, o cliente que se especializou em ajudar locais após alguma catástrofe. A mulher garantiu que foram enviadas ao marido com quem Gwyn estaria tentando ter um caso.

- Após o choque inicial, ela entendeu o óbvio: estava sendo usada como bode expiatório para encobrir o desvio das contas do projeto do cliente do banco. Desvio esse que pretendia informar à direção, quando teve a privacidade e a reputação implodidas.

- Como tudo pode piorar, quem se encarregou pessoalmente de lidar com a crise foi Vittorio Donatelli, primo do presidente, Paolo Donatelli e vice-presidente de Operações. Tão lindo quanto implacável. E ela se sentia muito atraída por ele. Vito descobriu isso ao verificar o celular dela para confirmar que Gwyn não enviou as fotos, como disse.

- A gente acompanha a trajetória para descobrir a verdade e Gwyn lidando com a atração que ela sentia pelo chefe, ainda mais neste momento tão complicado. O plano de Vito incluiu investigação, vazamento controlado de dados à imprensa (e ainda celebrando como era fácil manipular jornalistas), colocar Gwyn sob a proteção dele. E, por que não?, ser o analgésico para a dor que ela sentia neste momento de vulnerabilidade diante de qualquer pessoa.

- Para “protegê-la” – e como estava atraído por ela -, Vito decidiu que desviar o curso do escândalo poderia ser bom para o banco. Para isso, a ideia era “simples”: divulgar para a imprensa que Gwyn era amante dele. E ela não gostou da história. Afinal de contas, ela continuaria sendo vista como a vadia que usou o corpo para subir na vida, já que não teria experiência e talento. 
– Por quê? Que outro tipo de trabalho eu conseguiria? Até Nadine achou que eu não era boa o suficiente em meu trabalho para conseguir esta promoção sem ir para a cama com alguém. Talvez seja a hora de aceitar o papel que o mundo me impôs a vida toda e me permitir ser objetificada. Ganhar uma grana com este presente de Deus. – Ela fez um gesto com a mão abrangendo a frente do corpo.Uma chama perigosa iluminou o rosto dele novamente.– Você teve que aguentar muito sexismo na vida?– Há algum limite razoável para aceitável? 
- Sendo honesta, Vito enxergou rapidamente a possibilidade de Gwyn ter se tornado um escudo para proteger o cliente famoso da falcatrua cometida contra o Banco. Afinal de contas, a credibilidade da instituição ficaria sob xeque por causa do “comportamento devasso da funcionária”. E Vito conhecia – e não aprovava – histórias de homens poderosos que se aproveitavam de mulheres vulneráveis. Ele também tinha sentimentos que preferia não explorar, mas a atração pro Gwyn superou algumas barreiras, ainda mais quando ele soube que era correspondido, mesmo em meio ao caos que viviam.

- E, inicialmente, era um “escândalo”, um “dano a ser controlado” – mas a gente vai percebendo a extensão do dano emocional que isso causou em Gwyn. E que agravou situações pelas quais ela tinha passado e lutava para superar. Depois, passou a ser vista como a amante de Donatelli – uma medida de contenção de danos que poderia “salvar” a reputação dela até tudo ser esclarecido.

- Para mim, o ponto forte do livro é como Gwyn lutou para que a reconhecessem pela capacidade, não pelos atributos físicos e sempre se deparou com a mesma parede. Bonita e jovem, não deveria ser inteligente. Desta forma, era subestimada e pre-julgada por homens e mulheres. O escândalo destruiu qualquer chance de ela ter carreira no banco, a desvalorizou como pessoa mundo afora.

- No caso do livro – e em alguns da vida real -, a sociedade não hesita em condenar uma mulher por uma mentira e ignora muitas verdades a respeito de um homem. Por isso, é impossível não ter empatia por Gwyn. Ver uma demonstração – na ficção – de como as mulheres estão vulneráveis às maledicências no mercado de trabalho e em outros campos da vida. Nem tudo se resolve como no livro, o que prova que ainda temos muito o que evoluir como sociedade.

- Assim que li sobre Paolo Donatelli, que era casado com Lauren, pensei: “epa!”. Sim, tem a história do primo-praticamente-irmão de Vittorio, eu reconheci o sobrenome. Aí fui pesquisar e descobri que a Dani Collins tem uma série de livros conectados chamada “Donatelli Bank”.

Proof of their sin – Prova de Pecado – Lauren e Paolo Donatelli
A debt paid with passion – Dívida paga com paixão – Sirena Abbott e Raoul Zesiger
Bought by her Italian Boss – Romance de Fachada – Gwyn Ellis e Vittorio Donatelli
* Consequence of his revenge – Cami Fagan e Dante Gallo.
* Claiming his Christmas wife – Imogem e Travis Sanders (meio-irmão da Gwyn, que aparece em Romance de Fachada)
* Não encontrei versões em Português.


Arrivederci!!!

Beta
Reações:

Um comentário :

  1. Olá.
    Parece ser realmente um livro interessante. Às vezes podemos descobrir pequenas pérolas no meio de outros livros não tão bons.
    O machismo e a discriminação contra as mulheres fazem parte integrante da nossa sociedade, quer queiramos quer não, por isso também gosto muito de ver este tipo de temas abordado em livros.
    Beijo
    Mundo da Fantasia

    ResponderExcluir