domingo, janeiro 31, 2021

Ciao! 

Disponível na Amazon 

Um livro de um leitor apaixonado com indicações sobre vários outros livros!

Sinceramente, mais que uma ótima dica de leitura - é um presente! 

Tem um livro aqui que você vai gostar – Antonio Fagundes – Sextante 
(2020) 

Antonio Fagundes ama ler. Em várias entrevistas, ele deixou isso bem claro. E quem não sabia, descobriu no último personagem, o livreiro Alberto de Bom Sucesso. Tanto que realizou o podcast “Clube do Livro doFagundes” durante a exibição da novela das 19h que terminou no início de 2020. 

Neste livro da Sextante, ele conta histórias da relação dele com a leitura, como começou a ler, as pessoas que o incentivaram ao longo do tempo, quais títulos os marcaram e – importante – todos que indicou, ele leu. 

Se você estiver pensando, mas como ele consegue? Ah, ele conta também. 

E se o caso for "Ah, não sei como começar", ele deixa uma mensagem logo no início:

“Interesse é tudo na vida. Se você se interessa pelo que quer que seja, vai ser muito feliz, porque sempre vai ter coisas para ler, conversar, discutir.

No meu caso, posso dizer que tudo me interessa. Se for bom, me interessa. Eu tenho uma enorme curiosidade, o que é uma vantagem para quem quer começar a ler. Se você for curioso, já é um primo grande passo para se tornar um leitor”. 

Cada capítulo é dividido por temas e encerra com uma pequena biografia e as principais obras das autoras e dos autores dos livros citados. 

Preparem-se, porque tem dicas de títulos clássicos, contemporâneos, histórias de amor, mistério, suspense, thrillers, distopias, terror, ficção científica, poesia, best-sellers, vencedores do Nobel e do Jabuti, infanto-juvenis, história, biografia, livros sobre ciência, sociedade, feminismo, droga, justiça, autoajuda, reflexões, relacionamentos. E ainda de escritoras e escritores nacionais e internacionais. Além de um último capítulo extremamente gentil e sensível.

Ele faz um breve resumo da trama, às vezes citando alguma curiosidade ou bastidor (não sabia o que ele falou sobre O nome da rosa, de Umberto Eco). Em alguns casos, conta como descobriu o livro ou a impressão que teve ao longo da leitura. Ou se interpretou algum personagem da história. 

Adorei quando encontrei títulos que eu já li. A vantagem foi que ainda não li a maioria das indicações dele, portanto quando estiver precisando de sugestões, já sei onde procurar. 

Por isso que eu disse que é um presente. Se tem algo que uma pessoa apaixonada por leitura gosta é trocar ideia com outra pessoa apaixonada por leitura. Na impossibilidade de bater esse papo pessoalmente, o livro é como se Fagundes conversasse com cada um de nós, convidando pra embarcar nesse mundo das letras, do conhecimento e da imaginação.

Não foi à toa que durante toda a leitura eu ouvia a voz do Antonio Fagundes narrando todos os capítulos até a última página. Imaginação com áudio, a gente vê por aqui!  

- Links: Goodreads livro e autor; Sextante; Skoob; mais dela no Literatura de Mulherzinha. 

Arrivederci!!!

Beta

0 comentários :

Postar um comentário