domingo, março 21, 2021

Ciao! 

Disponível na Amazon

Não foi planejado. Hoje é o Dia Mundial da Poesia e eu li este livro nesta semana. Ou seja, nada mais apropriado que ele seja o assunto do dia, né? 

A bruxa não vai para a fogueira neste livro – Amanda Lovelace – LeYa 
(The witch doesn’t burn in this one - 2018)

Pessoalmente, sou uma pessoa mais de prosa que de poesia. Confesso que fiquei com trauma da época de escola porque sempre ia bem na parte de gramática e perdia pontos na interpretação de texto. Então costumo pensar várias vezes antes de ler poesia.

Há casos em que tudo converge para superar o bloqueio. Este livro – e o outro da série – chamou a minha atenção pelo título. Não sabia que era poesia até chegar ao caixa da livraria e a atendente me avisar. A essa altura, eu estava curiosa demais para saber o conteúdo. 

Os livros ficaram um bom tempo morando na estante. Juntos. Não me esqueci deles, que foram incluídos na lista da Meta de Leitura. Aí finalmente neste ano, tirei ambos da prateleira e li em um dia.  

Quem tem bloqueio com poesia, como eu, não precisa se preocupar. Os temas abordados pela autora, muitos delicados e pesados, ficam muito claros. Aliás, queria parabenizar Amanda Lovelace por conseguir contar certas coisas tristes e pesadas com palavras que não foram tão cruas, mas sem pegar leve. 

A gente percebe a dor, a frustração, a sensação de impotência, o fracasso, a dificuldade de ser mulher. O motivo é simples: ainda há barreiras, algumas que a gente nem se dá conta até apontarem, algumas que a gente reproduz porque “sempre foi assim”. Algumas que literalmente cortam as nossas asas. 

Aí me sentei pra ler poesia. E é uma delícia de leitura, ainda mais no mês da Mulher. No meu caso, eu tinha acabado um livro sobre feminismo – semana que vem vocês vão saber qual. E foi muito incrível ver o diálogo entre a poesia de A bruxa não vai para a fogueira neste livro e o que eu estava lendo antes. 

pronto para uma
verdade dura?

as mulheres 
não precisam 
da sua validação.

nós 
já temos
a nossa própria.

- meu próprio valor não deveria parecer um ato de coragem”. 

Portanto, se você gosta de poesia ou quer conhecer ou, como eu, tem medo de não entender, se encontrar este livro, compre e se jogue. Você vai ser convidado, por outros caminhos, a refletir. Vale a pena.  

As mulheres têm uma espécie de magia

1 – A princesa salva a si mesma neste livro 
2 – A bruxa não vai para a fogueira neste livro 
3 – A voz da sereia volta neste livro

- Links: Goodreads livro, série e autora; site da autora; Skoob; mais dela no Literatura de Mulherzinha. 

Arrivederci!!! 

Beta

0 comentários :

Postar um comentário