quinta-feira, abril 08, 2021

Ciao!




 

O Abril Imperdível de 16 anos do Literatura de Mulherzinha merecia um TBT à altura, né? Por isso, decidi fazer textos individuais para os livros da minissérie Clássicos Históricos – As Joias do Texas.

A releitura me permite rever algumas percepções sobre o livro e o estilo da autora. Desde que comecei a ler, os romances de Ruth Langan sempre fizeram parte da minha rotina: seja no Reino Unido ou no Velho Oeste. Eu tenho os livros físicos da parte que foi lançada no país, adquiridos nas minhas saudosas garimpagens no sebo.

A série se passa na cidade de Hanging Tree, no Texas. O ponto de partida foi a morte de um importante fazendeiro. Já comentei de forma bem geral sobre os livros da série As Joias do Texas nos primórdios do Literatura de Mulherzinha. Agora, partiu #TBT! 

Esmeralda – Ruth Langan – Minissérie Clássicos Históricos As Joias do Texas 01 
(Diamond – 1996) 
Personagens: Esmeralda Jewel e Adam Winter  

Joseph Jewel fora assassinado. E Esmeralda queria vingança. Por isso, invadiu a delegacia disposta a acabar com a vida do principal suspeito, Adam Winter, com as próprias mãos. No entanto, ele acaba inocentado. Esmeralda quer a prisão do suspeito e resolve provar que ele é o culpado. Além disso, começam a aparecer irmãs que ela não conhecia. Então Esmeralda se vê às voltas com o desejo de se entender com as irmãs, de descobrir o assassino e enfrentar a paixão pelo maior suspeito. 

Comentários: 

- Vou começar pelo óbvio: este é um caso de mudanças de nomes de personagens. A protagonista, originalmente, se chama Diamond – Diamante – e não Esmeralda. O patriarca é Onyx Jewel, não Joseph. Se você for como eu, faz um pouco de diferença sim. Fica mais claro porque o patriarca presenteou as filhas cada uma com um colar com pingentes de ônix e da pedra que inspirou o nome de cada uma. 

- Além disso, tem um problema com o nome do banqueiro da cidade. No início, é Chester Pierce. Em uma cena de jantar é Pierce Chester e depois volta a ser Chester Pierce. 

- O ponto de partida é o assassinato de Joseph Jewel, um crime que chocou Hanging Tree e ganhou publicações em várias cidades importantes. O pecuarista era dono de um império, o homem mais rico e mais querido da região. O xerife Quent Reagan se esforça e logo localiza um suspeito, Adam Winter, um pequeno criador que se estabeleceu em uma das fronteiras da fazenda Jewel. 

- Aos 18 anos, Esmeralda morava com o pai na fazenda Jewel. Era parceira dele na administração, se vestia e agia como um dos vaqueiros. Ela era respeitada por eles. A dor da perda do pai a fez jurar que se vingaria do acusado, que terminou inocentado no julgamento. E não vão faltar chances de confrontos entre Esmeralda e Adam – para agravar, sempre que estão juntos ocorre uma tentativa de assassinato, mas eles não conseguem descobrir quem é o alvo. 

- O choque de lidar com a morte do pai só aumentou quando Esmeralda foi surpreendida pela chegada de jovens que diziam ser suas irmãs. Em momentos diferentes, surgem Pérola, Jade e Rubi, cada uma vinda de um canto do país. Todas com a mesma idade, com documentação e cartas que comprovam o contato com Joseph Jewel. No entanto, as três possuem uma evidência que faz com que Esmeralda acredite que elas são irmãs  – e não entende por que o pai guardou a existência delas em segredo umas das outras. 

- Além disso, somos introduzidos à dinâmica de Hanging Tree: as mulheres que tomam conta da vida alheia e não perdem a oportunidade de dar uma alfinetada. Conhecemos que os fazendeiros, os empregados das fazendas, as moradoras e os moradores da cidade. E podem ficar atentos, porque eles vão reaparecer nos próximos livros. 

- É uma história sobre legado, sobre o que é ser família. Como que as decisões de um homem interferiram na vida de seus herdeiros - no caso apenas dos livros lançados no Brasil, das filhas - e de que forma lidaram com a orfandade aprendendo a serem irmãs.

Minissérie Joias do Texas:

  1. Diamond - Esmeralda
  2. Pearl - Pérola
  3. Jade - Jade
  4. Ruby - Rubi
  5. Malachite - não lançado no Brasil 

- Links: Goodreads livro, autora e série; site da autora; Skoob; mais dela no Literatura de Mulherzinha 

Arrivederci!!! 

Beta

0 comentários :

Postar um comentário