quinta-feira, abril 15, 2021

Ciao! 




Chegou a hora do segundo livro da minissérie As Joias do Texas. Desta vez, dedicado à primeira das filhas desconhecidas de Joseph Jewel que chegou à Hanging Tree. 

Pérola – Ruth Langan – Minissérie Clássicos Históricos 02 (As Joias do Texas) 
(Pearl – 1996) 
Personagens: Pérola Jewel e Cal McCabe 

Para a jovem professora vinda de Boston, o Texas era completamente diferente de tudo que ela conhecia. E Pérola estava à procura de um sentido para a vida, após perder o pai e a mãe. Então se sentiu inspirada a lecionar. Para isso, teve que comprar uma briga com Cal McCabe que também herdou uma parte da fazenda de Joseph Jewel e não queria estranhos nas terras. E teria que convencer a cidade sobre a importância de investir na educação das crianças – o que poderia criar inimizades. 

Comentários: 

“- Prometo que você terá a educação que eu jamais tive. E pelo que, um dia, use seu conhecimento para ensinar outros seres humanos. Ah, Pérola! Não há chamado mais nobre que moldar a mente de uma criança, elevá-las de suas vidas diárias e vazia para conduzi-las a lugares que jamais versão, senão nos livros. Fará isso? Usará essa mente tão prodigiosa para ensinar os outros?” 

- Como mencionei no texto sobre Esmeralda, Joseph Jewel é um personagem que não me desce. O homem que ficou viúvo no Texas tinha um relacionamento em Boston, outro em São Francisco, outro em Bayou Rouge e outro em uma tribo indígena. Cada uma ficava achando que ele se dividia entre ela e o Texas e que, um dia, ele aceitaria ficar e formalizar o casamento e a família. Pois bem, esse dia nunca chegou. Elas morreram. Ele foi assassinado. E, bem, em se tratando do período histórico em que se passa a trama, as filhas (e o filho, que não teve o livro lançado no Brasil) que lutem. 

- Pérola sabia o que era ser excluída, já que era a prova de um relacionamento não abençoado pela sociedade e pela igreja. No entanto, focou no sonho de se tornar professora, um sonho alimentado pelo pai. Agora que estava na terra dele, teve uma intuição de que era hora de transformar o projeto em realidade. Para isso, usaria uma cabana dentro das terras da Fazenda Jewel. As irmãs concordaram, apesar das ressalvas de que nem todo mundo poderia mandar os filhos e filhas para a escola, porque as crianças eram úteis na lavoura e no trato com o gado. 

- Cal foi contra. Ele enxergava a escola como uma brecha para pessoas estranhas transitarem na fazenda. Isso era uma oportunidade para malfeitores roubarem animais ou itens da fazenda. No entanto, ele foi voto vencido. A essa altura, a antipatia entre a professora e o fazendeiro escondia sentimentos profundos. Ele se interessou por ela, mas temia que a jovem não se adaptasse aos rigores do Texas. Já ela pensava que ele a considerava uma jovem fútil que colocaria tudo que o pai dela construiu em risco.  

- O problema é que o perigo está próximo e de forma declarada. Um homem que não gostava de ser contrariado e não temia usar a violência para controlar quem considerava mais fraco. Cal e Pérola cruzam o caminho dele, que não vai hesitar em revidar – em termos desleais. E apresentada ao que o Texas poderia oferecer de pior aos moradores, será que Pérola saberia como sobreviver e como lutar pelo amor que sentiu por Cal, totalmente diferente dela? 

- Esmeralda e Adam aparecem já na rotina da vida de casados. Jade e Rubi acompanham, aconselham e ajudam Pérola na medida do possível – tudo bem que os conselhos delas são bem diferentes da forma como a jovem foi criada. E os moradores de Hanging Tree também estão presentes – inclusive as fofoqueiras que não perdem uma chance de cutucarem as irmãs Jewel. 

- A história de Pérola aborda a chance de recomeço, não só dos protagonistas, mas dos principais coadjuvantes ligados à trama de Pérola e de Cal. Reforça a importância do acesso à educação e da oportunidade de realizar a própria vocação da melhor forma possível. 

Joias do Texas 

  1. Diamond - Esmeralda 
  2. Pearl - Pérola
  3. Jade - Jade
  4. Ruby - Rubi
  5. Malachite - não lançado no Brasil 

- Links: Goodreads livro, autora e série; site da autora; Skoob; mais dela no Literatura de Mulherzinha.

Arrivederci!!!

Beta

0 comentários :

Postar um comentário