domingo, maio 23, 2021

Ciao!

Disponível na Amazon  



“Quando Jasmine era menina, passara horas observando os pássaros – de asas abertas -, imaginando como seria ser capaz de voar para longe. Ver o mundo de cima, não ficar presa em um só lugar. Ela suspirou. Todo este tempo imaginando não a levara a lugar algum. Como o peixe gravado no ouro, ela estava presa no seu lugar. E provavelmente seria assim para sempre”. 

Se você visita frequentemente o Literatura de Mulherzinha, já deve ter lido que Aladdin é um dos meus desenhos animados favoritos. Por isso, quando a Disney começou com os live actions, eu torci descaradamente para que Aladdin fosse uma das adaptações.

Dito e feito: há dois anos, eu comprei o ingresso com antecedência e fui à sessão legendada. Fiz um texto sobre como o filme permitiu o encontro de dois períodos da minha vida de uma forma muito feliz. 

Aladdin – Elizabeth Rudnick – Universo dos Livros
(Aladdin – 2019) 
Personagens: Jasmine, Aladdin, Gênio, Dália, Jafar e todo mundo em Agrabah

Um pivete, uma princesa, um grão-vizir ambicioso. O destino destes três personagens vai se entrelaçar e a vida das pessoas em Agrabah nunca mais será a mesma. A ambiciosa busca por poder vai causar mudanças drásticas, exigindo coragem, determinação e esperteza para que o mal seja derrotado e o amor vença. 

Comentários: 

“Você nasceu insignificante, vai morrer insignificante, e apenas suas pulgas vão lamentar a sua morte” 

- O livro é inspirado no roteiro do filme, que tem diferenças em relação à animação de 1992. A principal envolve dar mais destaque à Jasmine, destaque que ela mereceu, diga-se de passagem (sim, ela é minha princesa favorita e sempre vou defendê-la). 

- A autora aborda como o luto da perda precoce da mãe afetou a princesa, o sultão e a relação entre os dois. Além de nos apresentar os pensamentos dela onde podemos acompanhar a angústia de ser uma princesa que queria fazer mais pelo povo, mas era ignorada e silenciada. E não adiantou estudar, se informar, pesquisar. Ela era uma princesa encastelada que tinha apenas uma finalidade: um casamento que seria uma aliança política. Ainda mais diante dos planos de dominação da região que o grão-vizir Jafar se esforçava para convencer o sultão a autorizar. 

- Por isso, Jasmine se rebela e foge até o mercado, onde se encontra om Aladdin. O garoto pobre viu a jovem – que presumiu ser uma criada do palácio – e a ajudou a escapar de uma confusão. Os dois protagonizam uma fuga espetacular pelas ruas da cidade até estarem seguros no local que ele chama de casa. 

- Acordo todos os dias desejando que as coisas sejam diferentes – ele disse finalmente – Mas elas nunca mudam. Às vezes, quase me sinto...
- Aprisionado
”. 

- Se um Gênio pudesse realizar três desejos seus, o que você pediria? Essa é a mola que impulsiona a trama de Aladdin: as suas escolhas revelam quem você é. Jafar e Aladdin possuem semelhanças, mas realizam escolhas bem diferentes – a ambição que move um não foi capaz de cegar o outro. As escolhas do sultão trouxeram problemas para todos, colocando a população, ele e Jasmine em risco. Jasmine se rebela contra as normas porque tinha certeza de que era capaz de ser a sultana de que Agrabah precisava. E o Gênio é o único que não tem escolha, mas que sonha em ter. 

“- Esse é o problema de se ter uma vida de gênio: poderes cósmicos fenomenais, acomodações mínimas”. (única frase da qual discordo da tradução, o final tinha que ser “dentro de uma lampadazinha”) 

- O livro nos permite um olhar mais próximo aos pensamentos e sentimentos dos personagens. A gente acompanha o que se passa na mente deles em momentos cruciais. É um diálogo constante com o filme, aprofundando e esclarecendo ações e reações vistas na telona ou telinha. E mais uma vez, permitiu que eu me identificasse novamente com a minha princesa favorita mesmo tantos anos depois de ter visto a animação pela primeira vez. 

Jafar me quer em silêncio? Bem, ele terá uma surpresa. enquanto eu estiver respirando, vou lugar. Não vou ficar calada. Nem agora nem nunca”. 

- Vocês nem imaginam como foi bom ver isso na telona, ver agora na telinha e ler sempre. Saber que as próximas fãs de Jasmine vão crescer cientes de seu real poder, que ficou muito nas entrelinhas na animação. Recomendo a experiência completa, ver o filme, ler o livro e ouvir a trilha sonora. Vale muito a pena! 

- Links: Goodreads livro e autora; site da autora; Skoob 

Arrivederci!!!

Beta

0 comentários :

Postar um comentário